quinta-feira, 15 de julho de 2010

Para os alunos do 9ºano

Caros alunos:
Agora que concluístes esta etapa da vossa vida, quero felicitar-vos pelo trabalho desenvolvido ao longo destes cinco anos. Embora nem sempre as aulas tivessem corrido como queríamos, foram um tempo em que "crescemos" juntos em atitudes e valores imprescindíveis para a vida.
Acredito que as nossas aulas foram um espaço onde aprendestes a fazer escolhas correctas e que, ao longo destes anos, fomos construindo alguns "alicerces" importantes  para a vossa felicidade.
Espero que nesta nova etapa que se aproxima sejais muito felizes e que saibais lutar pelos vossos sonhos ou projectos para o futuro. O mundo está aí, ao vosso dispor. Há que agarrar as oportunidades sem atropelos a nada nem a ninguém... para que um dia "deixeis o mundo um pouco melhor do que o encontrastes" (Baden Powell)
Deixo-vos, como sugestão, uma canção dos Pólo Norte que tem uma letra bem interessante.
http://www.youtube.com/watch?v=TUft3kjd8Fk

Boas férias

terça-feira, 6 de julho de 2010

A propósito da Sinceridade

Máscaras


Vivemos num mundo de mentiras.

Hoje em dia a sinceridade é rara, as pessoas mentem por tudo e por nada. Mentem para subir na carreira, para se mostrarem superiores aos outros ou para facilitarem situações que se mostrem complicadas. Mentem sem motivos, simplesmente mentem.

E para isso, colocam uma máscara que esconde um “eu” verdadeiro e engana quem os rodeia.

Uma máscara que parece desejável e nos torna mais bonitos e aceitáveis, mas que não passa de uma máscara feia e verde que nos transforma em ogres dependentes. Ogres da mentira.

Depois vem a parte pior, quando chega a hora de enfrentar a nosso maior medo, a nossa tortura mais profunda: o espelho.

Quando retiramos a máscara e encontramos a nossa pura imagem, a consciência desce fazendo um peso gigante sobre as costas e tudo dá uma volta de 180˚.

Reconhecemos a falsidade que a máscara significa e a mentira que criámos à volta de um mundo “perfeito”. Os problemas estão lá, à espera de serem resolvidos e não contornados. Não podemos fugir à vida escondendo a cara numa imagem criada e idealizada.

Podem existir motivos fortes e alucinadas que nos deitam abaixo e nos fazem ver as coisas como impossíveis e duras. Mas tudo vale a pena, uma palavra sincera faz a diferença, porque a vida é demasiado curta para ser mentira!

Mariana Rodrigues, 9ºC